A precificação pressupõe uma série de fatores que precisam ser analisados para o sucesso de uma empresa.
Entretanto, saber definir o preço correto dos seus produtos ou serviços pode ser uma gritante diferença entre o lucro e o prejuízo, bem como o crescimento e a falência.
Em todo início de negócio, muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, podem cometer vários erros na hora de precificar os seus produtos ou serviços.
Decerto, podendo comprometer a saúde financeira da empresa e assim sendo até mesmo levá-la à falência.
Vejamos agora 5 curiosidades sobre a precificação que você deve conhecer com o propósito de evitar erros comuns e garantindo que o seu negócio esteja sempre no caminho certo.
O achismo nunca deve fazer parte na hora de precificar o seu produto, ainda mais cometer esse erro sem levar em consideração outros fatores.
Ou seja, sem entender quais são os custos de produção, os custos variáveis, os custos fixos, a margem de lucro desejada e a saber outros fatores importantes.
Precificar por achismo te levará a dois cenários negativos:
Sobre a precificação, é necessário falar da concorrência que é um fator considerável na hora da sua precificação. Afinal, o seu preço precisa ser competitivo para atrair clientes e vender.
No entanto, além de olhar para a sua concorrência você precisa olhar os seus custos, a sua proposta de valor e o seu público-alvo.
Cada produto ou serviço que você vende tem uma percepção de valor com base no olhar do seu cliente, por isso o preço que você define precisa estar alinhado.
Quando o cliente percebe que o seu produto ou serviço oferece um valor superior ao preço cobrado, eventualmente ele estará mais disposto a comprá-lo.
Por outro lado, quando o cliente percebe que o seu produto ou serviço não entrega o valor esperado, da mesma forma ele pode achar o preço caro e não efetuar a compra.
Com ajustes no preço o tempo todo, por conta das mudanças no mercado e na economia, como também nos seus custos e na percepção de valor dos seus clientes.
Estar todo o tempo atento aos seus concorrentes, às tendências do mercado e aos feedbacks dos seus clientes.
A fim de identificar oportunidades ajustando os preços e aumentando sua lucratividade.
Ela tem que ser vista como um investimento a ser feito no próprio negócio, ao invés de um gasto.
Ao se dedicar para construir a precificação dos seus produtos e serviços, tenha sempre um tempo dedicado a isso,.
De sorte que você estará garantindo a saúde financeira da sua empresa e naturalmente aumentando suas chances de sucesso.
Perceba todos os fatores na precificação do seu produto como o cálculo do markup, a análise da concorrência e a pesquisa de percepção de valor com os clientes.
Para tanto, hoje existem diversas ferramentas e metodologias que podem te ajudar a precificar que sem dúvida levará a um resultado muito mais eficaz.
A precificação não apenas é um pilar importante para o sucesso da sua empresa, mas também vai evitar erros comuns na hora de precificar.
Fique atento às dicas apresentadas e certamente você estará no caminho ideal para construir um negócio lucrativo e sustentável.
Venda em massa pelo Whatsapp é uma estratégia poderosa, logo, especialmente quando aplicada de forma…
Se você tem um negócio local e ainda não está usando o Google Meu Negócio…
Ter uma qualificação de leads no seu negócio é um processo que define a assertividade…
Ter uma equipe de alta performance é o sonho de 10 em cada 10 empresários.…
Toda empresa precisa de liderança e construção de equipes fortes, se você deseja crescer com…
Ter um plano de negócios bem feito e desenhado para sua empresa é fundamental. Você…