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A Estratégia da Venda Consultiva que Conecta

Venda consultiva

Domine a venda consultiva, em um mundo cada vez mais competitivo, onde o consumidor está saturado de ofertas, diferencia-se quem não apenas apresenta um produto.

Mas quem consegue pintar um quadro claro e inspirador do que esse produto representa no futuro da vida do cliente. 

Vender o presente é uma abordagem superficial. Vender o futuro, no entanto, é conectar a solução à transformação. Ou seja, é disso que se trata essa poderosa estratégia: não venda o presente, venda o futuro.

Na Venda Consultiva As Pessoas Compram o Que Acontecerá com Elas, Não o Produto em Si

Quando alguém adquire um produto ou serviço, ela não está interessada em suas características técnicas. Ela quer saber o que vai acontecer com a vida dela depois que consumir aquilo. 

Ou seja, o foco está na transformação prometida — na jornada do ponto A (dor atual) ao ponto B (estado desejado).

Antes de tudo imagine o seguinte cenário: uma pessoa está enfrentando um problema, uma dúvida, uma dor. Ela não sabe como resolver isso sozinha e quer sair desse lugar incômodo. 

Em razão disso o objetivo dela é chegar a um futuro onde essa dor tenha sido resolvida. Entre esse presente doloroso e o futuro desejado, existe um abismo.

E o que a maioria dos vendedores faz? Foca em explicar as características do produto, acreditando que isso será suficiente. 

Mas não é. O cliente não quer saber sobre a ponte — ele quer saber se essa ponte o levará de fato ao futuro desejado.

Venda Consultiva: O Papel do Produto é Ser a Ponte Para o Futuro

O produto ou serviço é, na verdade, a ponte que leva a pessoa do ponto A (onde ela está) ao ponto B (onde ela deseja estar). Mas essa ponte precisa ser percebida como segura, eficaz e direta. Logo o cliente precisa confiar que ela:

  • Levará exatamente ao destino prometido;
  • Não vai desmoronar no meio do caminho;
  • Vai evitar que ele caia no ponto C — o cúmulo da dor.

Então, o ponto C é aquele cenário ainda pior do que o ponto A. É o destino inevitável caso o cliente não tome uma decisão. 

Sendo assim, se ele não agir, não só continuará com a dor atual, como poderá vê-la crescer exponencialmente até um estágio de risco real — para sua saúde, sua carreira, suas finanças ou seus relacionamentos.

Você, como vendedor, precisa mostrar isso com clareza.

Crie o Quadro do Futuro Ideal com A Venda Consultiva

Certamente, seu papel é pintar esse “quadro do futuro”, mostrando com detalhes como será a vida do cliente com o problema resolvido.

Faça com que ele imagine essa nova realidade:

  • Como ele se sentirá?
  • Como será seu dia a dia?
  • Que tipo de tranquilidade ou vantagem ele terá?

Como resultado esse quadro futuro é muito mais poderoso do que qualquer ficha técnica do seu produto.

Então, para criar esse quadro, você precisa fazer perguntas. Investigue o presente do cliente: onde ele está agora, o que o impede de avançar, o que ele já tentou.

 Pergunte sobre seus sonhos, seus medos, suas frustrações. Entenda o que está em jogo para ele.

Venda Consultiva é Conexão, Não Apenas Argumentação

Com toda a certeza, quando você foca em perguntas, você começa a entender de verdade o seu cliente. E é aí que você tem o insumo necessário para apresentar o seu produto como a solução ideal.

Mas atenção: você não apresenta o produto por completo, com todas as características e funcionalidades. Isso é um erro clássico. 

Afinal, o que você faz é selecionar os benefícios mais relevantes para aquele cliente específico, com base no que ele disse.

Dessa forma, você conecta o produto com o futuro desejado. E aí, sim, ele verá valor na ponte que você oferece.

Características x Benefícios na Venda Consultiva: O Que Realmente Conecta

Certamente, existe uma diferença brutal entre características e benefícios. Características são frias, técnicas, descritivas. Benefícios são emocionais, práticos e transformadores.

Por Exemplo:

  • Característica: “Essa caneta é preta, tem 15 cm, pesa 30g.”
  • Benefício: “Por ser preta, ela se destaca muito bem em apresentações com fundo branco, o que melhora a leitura para o público e aumenta o seu poder de persuasão.”

As características explicam a ponte. Os benefícios mostram como essa ponte muda a vida da pessoa.

Ao passo que você só saberá quais benefícios destacar se fizer as perguntas certas.

Um Exemplo Real: Vendendo um Curso de Inglês

Digamos que você está vendendo um curso de inglês. A pessoa já estudou antes, mas nunca aprendeu de verdade. Através de perguntas, você descobre que ela:

  • Estudou em uma escola que misturava crianças e adultos;
  • O professor falava mais do que ela;
  • Ela quer aprender para crescer profissionalmente e ganhar mais;
  • Se soubesse inglês, já estaria trabalhando fora do país e ganhando até três vezes mais.

Com essas informações, você começa a pintar o quadro do futuro:

“Você não aprendeu inglês porque usaram o método errado com você. Você estudou em uma escola pedagógica, voltada para crianças. O que você precisava era de andragogia — ensino para adultos. 

Aqui, usamos esse método. Só temos adultos. Além disso, na nossa escola, quem mais fala é o aluno. Você vai praticar inglês 90% do tempo. 

O professor atua como um guia, corrigindo sua pronúncia e direcionando sua fluência. Em poucos meses, você estará preparado para assumir cargos internacionais e multiplicar seu salário.”

Perceba como essa apresentação não está focada em “curso de inglês com 3 aulas por semana”. Ela está focada no futuro da pessoa com a vida transformada.

Vender o Futuro é Vender uma História

Decerto, quando você entende a fundo a dor e o desejo do cliente, você conta para ele uma história: a história de como ele pode sair do ponto A e chegar ao ponto B usando o seu produto como ponte.

Você mostra que, se não fizer nada, ele vai para o ponto C, o lugar da dor máxima. E você mostra também que o seu produto tem as características necessárias para levá-lo em segurança até o futuro desejado.

No entanto, o mais importante: você conecta os benefícios do produto com a transformação que ele quer viver. Isso é muito mais poderoso do que qualquer desconto ou campanha promocional.

Por Que a Maioria dos Vendedores Não Faz Isso?

Porque exige preparo. Exige empatia. Exige que você entenda profundamente não só o seu produto, mas principalmente o seu cliente. 

E isso dá trabalho. Mas é esse trabalho que gera resultados reais.

As empresas que mais vendem não são as que mais gritam no mercado. São as que mais escutam.

Conclusão: Vender o Futuro é Vender Transformação

A nova era das vendas não é sobre empurrar produtos. É sobre guiar o cliente para o futuro que ele deseja viver

Se você consegue mostrar para ele que seu produto é a ponte entre a dor atual e o prazer futuro, você não está vendendo um produto. Você está vendendo realização, liberdade, evolução.

E isso vale mais do que qualquer ficha técnica.

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Sobre o Autor

Kely Silva

Kely Silva é especialista em gestão empresarial, marketing e vendas. Apaixonada por empreendedorismo e inovação, Kely compartilha no blog seus aprendizados práticos, estratégias comprovadas e reflexões sobre o universo dos negócios, com o objetivo de inspirar e orientar empreendedores que buscam crescimento sólido e estruturado.

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