Planejamento

Alavancagem de Negócio: 4 Perguntas-Chave para Vender Mais

A alavancagem de negócio não é sobre trabalhar mais, e sim sobre trabalhar de forma mais estratégica. 

Um dos maiores erros cometidos por donos de micro, pequenos e médios negócios é tentar vender para todo mundo — e isso simplesmente não funciona. 

Em todo o caso, se você quer vender mais, precisa conhecer profundamente o seu cliente. E para isso, existem quatro perguntas essenciais que você deve responder com clareza.

1. Quem é o meu cliente para alavancagem de negócio?

A primeira e mais básica pergunta. Pode parecer simples, mas a maioria das empresas não sabe exatamente para quem está vendendo. 

Logo, “Todo mundo” nunca é a resposta certa. Seu cliente ideal é aquele para quem você gera o maior valor percebido.

Por exemplo: 60% dos meus clientes são homens, casados, com filhos pequenos, entre 35 e 45 anos, empresários. Embora existam variações (clientes mais novos, mulheres, etc.), esse é o perfil dominante — e eu o conheço profundamente.

2. Quais são as dores e necessidades do meu cliente na alavancagem de negócio?

Você precisa saber exatamente o que incomoda o seu cliente. Dessa forma, quais são os problemas que ele quer resolver? Com o que ele está insatisfeito?

Nesse caso, o cliente sente que está patinando no próprio negócio, deixando dinheiro na mesa e extraindo apenas uma fração do verdadeiro potencial da empresa. 

Certamente, a promessa da alavancagem é simples: ganhar mais com o que você já tem. Não é sobre mudar de negócio — é sobre extrair mais resultado do mesmo negócio.

3. Onde está o meu cliente na alavancagem de negócio?

Essa pergunta é essencial para saber onde investir seus esforços de marketing. 

O seu cliente está no Google? Nas redes sociais? Em quais páginas ele navega?

O cliente nesse caso, por exemplo, pesquisa termos como “como vender mais”, “treinamento de equipe comercial”, “como vender pelo WhatsApp”. 

Inclusive, ele consome conteúdos de páginas como Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Endeavor e está sempre interessado em mindset e mentalidade empreendedora.

4. Qual é a mensagem certa para ele?

Agora que você sabe quem é seu cliente, o que ele sente e onde ele está, falta o mais importante: como você vai se comunicar com ele?

Primeiramente, sua mensagem precisa atrair a atenção, mostrar empatia, gerar confiança e, finalmente, converter em vendas. 

Você precisa falar exatamente sobre o problema que ele está vivendo e apresentar a solução que só você pode oferecer.

Enfim, essa conexão é o que transforma curiosidade em compra. Por isso, alinhe sua comunicação com as dores, desejos e linguagem do seu cliente ideal.

Sobretudo, essas quatro perguntas são a base para qualquer estratégia de alavancagem de negócios. 

Você também pode gostar de:

Admin

Posts Recentes

Venda em Massa pelo WhatsApp: Guia Completo

Venda em massa pelo Whatsapp é uma estratégia poderosa, logo, especialmente quando aplicada de forma…

4 semanas atrás

Venda Mais com Google Meu Negócio sem Gastar um Centavo

Se você tem um negócio local e ainda não está usando o Google Meu Negócio…

4 semanas atrás

Qualificação de Leads: Como Vender Mais Para o Cliente Certo

Ter uma qualificação de leads no seu negócio é um processo que define a assertividade…

4 semanas atrás

Como Construir uma Equipe de Alta Performance na Sua Empresa

Ter uma equipe de alta performance é o sonho de 10 em cada 10 empresários.…

1 mês atrás

Liderança e Construção de Equipes: O Que Faz um Time Vencer?

Toda empresa precisa de liderança e construção de equipes fortes, se você deseja crescer com…

1 mês atrás

Como Montar um Plano de Negócios Simples e Eficaz

Ter um plano de negócios bem feito e desenhado para sua empresa é fundamental. Você…

1 mês atrás