Veja como se tornar um empresário nos dias de hoje dentro do nosso contexto brasileiro.
Muitos empresários iniciam sua jornada sem se sentirem verdadeiramente empresários. Foi assim comigo, mas não me via como empresária — me via como professora. E isso fez toda a diferença.
Neste artigo, vou compartilhar principalmente os aprendizados que me transformaram em uma verdadeira empresária.
Mais do que conhecimento técnico, portanto o que muda tudo é o entendimento da gestão, do comportamento e da estratégia.
Em 2000, quebrei. Devia cerca de R$200 mil — uma quantia gigantesca para mim na época. Levei cinco anos para pagar. Foi uma das fases mais difíceis da minha vida e, ainda assim, uma das mais formadoras.
Prometi a mim mesmo que aquilo nunca mais se repetiria. E foi aí que tudo começou a mudar.
Comecei a estudar de forma intensa. O foco inicial foi o conhecimento técnico — marketing e vendas.
Porque percebi que, se eu não soubesse vender, não haveria negócio que se sustentasse. Desde 1998 venho estudando e aplicando esses conhecimentos.
Tornei-me referência neles. Mas mesmo com esse domínio técnico, percebi que faltava algo.
Com o tempo, compreendi que ser um empresário de verdade exige três tipos de conhecimento distintos:
Decerto esse é o mais básico. Se você tem um restaurante, precisa saber cozinhar. Se possui uma clínica estética, precisa entender de estética.
Caso tenha uma floricultura, precisa conhecer sobre flores. E se atua em marketing e vendas, como eu, precisa dominar profundamente esses temas.
Logo, o segundo ponto é o comportamento. Não adianta ter conhecimento técnico se você não age como empresário.
Então, como os empresários reagem às dificuldades? Em que momento eles mantêm a calma? Quando é necessário tomar decisões difíceis?
Portanto, essa maturidade comportamental é indispensável para liderar uma empresa.
O terceiro pilar é a gestão — pois o que realmente separa amadores de profissionais. Isso inclui:
John D. Rockefeller é uma das minhas maiores referências. Em um momento de crise no setor de refino de petróleo, ele teve uma visão: era a hora de comprar as refinarias que estavam quebrando. Mas não tinha dinheiro para isso.
Seu sócio sugeriu uma jogada ousada: transformar o negócio em uma corporação e vender ações.
Então, essa decisão permitiu a entrada de capital suficiente para comprar os concorrentes e consolidar sua posição no mercado.
Com isso, Rockefeller se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Não foi sorte, foi estratégia bem aplicada em tempo de crise.
Esse modelo estratégico não é coisa do passado. A Constellation Software, por exemplo, é uma gigante atual que segue esse modelo.
Ou seja, ela compra softwares SaaS (software as a service) e os integra ao seu ecossistema.
Outros exemplos:
Esses movimentos mostram que crescer através da aquisição é uma estratégia extremamente eficaz, desde que bem estruturada.
Uma das formas mais eficientes de aprender a ser empresário é estudando a história de quem já chegou lá. Mas não apenas a história de sucesso — e sim o caminho que essas pessoas trilharam desde o início.
De forma que essas histórias revelam padrões. Você começa a ver atitudes comuns, formas de pensar semelhantes, decisões parecidas. Porque, como diz a frase: “O sucesso deixa pistas.”
Flávio Augusto, fundador da Wise Up e do MeuSucesso.com, resume muito bem o que um empresário precisa ter:
Concordo 100% com essa visão. E ainda mais adiciono: a estratégia é o elo que une esses três pilares.
Ser empresário não é só abrir um CNPJ. Certamente é uma jornada de construção de mentalidade, domínio técnico e aplicação estratégica. Você precisa:
E para isso, estude a jornada dos grandes, mas principalmente como eles começaram pequenos e cresceram. É ali que moram os maiores aprendizados.
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