As ferramentas digitais hoje se tornaram uma arma essencial para todo negócio.
Com a tecnologia em constante avanço, usar ferramentas para auxiliar na construção do seu negócio acima de tudo se tornou um elemento crucial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento.
Além disso, as ferramentas digitais oferecem grandes oportunidades para otimizar processos, aumentar a produtividade, melhorar a comunicação e é claro que potencializa o crescimento do seu negócio.
Vamos explorar antes de mais nada como escolher as ferramentas digitais certas para sua empresa, levando em consideração suas necessidades, objetivos e orçamento.
Assim também apresentaremos exemplos detalhados de três ferramentas que podem fazer a diferença na sua gestão.
1. Conheça as necessidades da sua empresa
Antes de tudo, ao invés de sair buscando pelo mar de ferramentas que existem no mercado é fundamental entender quais são as necessidades específicas de sua empresa.
Verifique internamente quais os pontos que precisam ser melhorados e quais os processos que podem ser otimizados, em razão disso veja quais áreas podem se beneficiar com o uso da tecnologia.
Pergunte-se:
- Quais são os principais desafios que sua empresa enfrenta?
- Quais processos são mais lentos ou burocráticos?
- Quais áreas precisam de mais controle e informação?
- Quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo?
Ao identificar estas respostas você verá o que pode ou não ser substituído ou ajustado para usar as ferramentas digitais que realmente farão a diferença em sua empresa.
2. Avaliar as opções disponíveis de ferramentas digitais
Existem milhares de ferramentas digitais no mercado, cada ferramenta dispõe de funcionalidades específicas e diferentes para cada área da empresa, portanto existem vantagens e desvantagens.
Faça uma lista de comparação entre uma ferramenta e outra e para que veja as opções que vão agregar na sua operação antes de fazer sua escolha.
Para a escolha de ferramentas digitais considere os seguintes critérios:
- Funcionalidades: ela oferece as funcionalidades que a minha empresa precisa?
- Facilidade de uso: a experiência do usuário é intuitiva e fácil de usar?
- Integração: existe a possibilidade de integração com outros sistemas que sua empresa já utiliza?
- Preço: é acessível e cabe no orçamento da empresa?
- Suporte: possui suporte técnico facilitado em caso de dúvidas ou problemas?
3. Escolha as ferramentas digitais certas para cada área
Veja alguns exemplos para cada área de sua empresa:
Gestão financeira
- Software de gestão financeira: ele te permite controlar o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, além disso o controle de estoque e outras informações financeiras importantes.
- Exemplo: Conta Azul
Marketing e vendas
- CRM: ele gerencia todo o seu relacionamento com clientes, desde o primeiro contato até o pós-venda com precisão e tempo hábil.
Exemplo: RD Station CRM - Ferramentas de e-mail marketing: elas criam campanhas de e-mail marketing personalizadas ou seja, envia mensagens para seus clientes de forma automatizada.
Exemplo: Mailchimp
Comunicação interna
- Ferramentas de comunicação interna: Elas vão facilitar a comunicação entre os seus colaboradores, o compartilhamento de informações bem como na organização de tarefas.
- Exemplo: Slack
4. Implemente as ferramentas digitais de forma gradual
Logo após escolher as ferramentas digitais que você irá usar, não tente implementar todas as ferramentas de uma vez.
Comece aos poucos, teste as mais importantes e vá adicionando outras gradativamente ao passo que sua empresa se adapte às mudanças.
É interessante também oferecer treinamento das ferramentas para os seus colaboradores a fim de que aprendam a utilizar as novas ferramentas de forma eficaz.
Lembre-se
A melhor escolha das ferramentas digitais vão te fazer dar um salto rumo ao sucesso de sua empresa. Ao seguir nossas dicas apresentadas você estará um passo à frente de muitas empresas a saber no mercado de soluções tecnológicas que farão a diferença no seu negócio.
E você, quais ferramentas digitais sua empresa utiliza? Compartilhe suas experiências nos comentários!
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