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Gestão de Pessoas na Fase Inicial do seu Negócio

Gestão de pessoas e contratação

Gestão de pessoas é um dos pilares fundamentais em todo negócio de sucesso. Primordialmente na fase inicial da empresa deve se tornar um foco a mais. Afinal, é nesse momento em que você está desenvolvendo a cultura da empresa e formando uma base forte com sua equipe visando sobretudo, um futuro de sucesso.

Neste artigo, certamente iremos te mostrar quais são as melhores dicas na gestão de pessoas para construir uma equipe forte, desde o início, principalmente como evitar erros comuns na contratação e delegação.

Assim, garantindo a gestão das pessoas certas que estejam ao seu lado para juntos alcançar os objetivos da empresa.

Por que a gestão de pessoas é tão importante na fase inicial?

Ter uma equipe forte e engajada na empresa te garante resultados que inegavelmente te levarão a um nível esperado. Mesmo na fase inicial é primordial buscar por uma gestão de pessoas equilibrada. Porque:

  • Você precisa de pessoas que acreditem na sua visão: No começo, pode parecer desafiador porque a empresa é apenas uma ideia, mas, as pessoas precisam acreditar nela e queiram fazer parte da sua jornada.
  • Você precisa de pessoas que sejam multifuncionais: Pessoas multifuncionais te darão mais flexibilidade para desenvolver várias funções no início.
  • Você precisa de pessoas que te ajudem a construir a cultura de sua empresa: O conjunto de valores, comportamentos e influências moldam a cultura da empresa. Defina isso logo no início.

Como construir uma gestão de pessoas forte desde o início?

Para construir uma equipe forte desde o início é preciso se atentar para algumas dicas importantes que farão todo sentido neste início: 

1. Defina o perfil de seus colaboradores

Saber quais as habilidades, experiências e características de uma equipe que você deseja trabalhar e contratar. 

Pense em cada função e nas competências que cada um irá desenvolver, assim terá clareza na hora de contratar seus colaboradores.

2. Divulgue vagas de forma eficaz

Procure divulgar as vagas para sua empresa em canais onde o seu possível colaborador esteja, bem como sites de emprego, redes sociais e contato com universidades e escolas técnicas.

3. Faça entrevistas criteriosas

Analise criteriosamente cada pergunta a se fazer na hora da entrevista, verifique cada pergunta a fim de que você possa avaliar não apenas habilidades técnicas mas também  características comportamentais e de adequação à cultura de sua empresa.

4. Ofereça um bom ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho influencia assustadoramente nos resultados da equipe. Portanto, gere um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, para que os colaboradores se sintam valorizados e motivados. 

5. Invista em treinamento

Sempre busque aprimorar os conhecimentos de sua equipe, eventualmente oferecendo treinamentos para as funções que eles irão exercer bem como nas de habilidades comportamentais.

6. Comunicar-se de forma clara e transparente

A clareza na hora da comunicação deve ser observada. Todavia, todos devem estar cientes sobre os objetivos da empresa, as metas e resultados estimados, tendo sempre uma comunicação aberta e transparente.

7. Reconheça e recompense o bom desempenho

A recompensa faz parte de uma boa gestão de pessoas. desse modo, tente sempre reconhecer seus colaboradores com bons salários e recompensas que fará que eles se destaquem e naturalmente dando o seu melhor e a se sentirem parte importante da empresa.

Erros comuns na Gestão:

Veja agora alguns erros que você deve evitar na sua liderança e na hora de contratar para que tenha uma equipe coesa.

 Aqui estão alguns erros que você deve evitar:

  • Contratar por impulso: Nunca faça isso, pode te trazer muita dor de cabeça no futuro, analise com cuidado o perfil do candidato que será inserido na empresa.
  • Não definir o perfil do colaborador: Contratar apenas porque gostou do candidato é um erro, afinal é preciso conhecer as habilidades e experiências da pessoa e se ela é capaz de assumir aquela função.
  • Não investir em treinamento: Fazer o onboarding com o colaborador e não dar a ele treinamentos constantes é deixar de otimizar o trabalho e consequentemente obter bons resultados na empresa.
  • Liderar de forma autoritária: Ser um líder chefe traz aversão dos colaboradores e desmotiva toda a equipe impedindo o avanço de novas ideias.
  • Não comunicar: Comunicação faz parte de um time de sucesso, saber se comunicar é imprescindível para a empresa e os colaboradores eliminando ruídos e desinformação da equipe.

Lembre-se:

Na construção de uma equipe bem treinada e engajada, é preciso ter continuidade, dedicação e paciência para construir uma equipe forte.

 Atente as necessidades individuais da equipe, investindo profissionalmente e emocionalmente, a fim de criar um ambiente de trabalho positivo, colaborativo e estimulante.

Como anda a gestão de pessoas na sua empresa? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

Sobre o Autor

Kely Silva

Kely Silva é especialista em gestão empresarial, marketing e vendas. Apaixonada por empreendedorismo e inovação, Kely compartilha no blog seus aprendizados práticos, estratégias comprovadas e reflexões sobre o universo dos negócios, com o objetivo de inspirar e orientar empreendedores que buscam crescimento sólido e estruturado.

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