Mitos e verdades sobre o universo dos pequenos negócios, vamos desvendar cada um deles.
No mundo dos pequenos negócios há muito o que explorar pois esse universo é dinâmico e cheio de desafios. No entanto, para não cair em algumas armadilhas é crucial separar os mitos das verdades e de certo saber identificar os dois lados para fazer uma tomada de decisão baseada em dados e fatos reais, não apenas em falácias.
Em seguida, vamos desvendar alguns dos principais mitos e verdades sobre pequenos negócios, dessa forma te oferecer insights valiosos para o seu dia a dia.
Para uma empresa obter sucesso neste mundo dos negócios, a princípio um dos pilares fundamentais é buscar o conhecimento certo para não cair em armadilhas.
Claro que não é comum buscar esse conhecimento antes de sair abrindo o seu negócio, por isso muitas empresas não chegam no sucesso porque começaram na cara e na coragem.
Por consequência, sofrem até alcançar a estabilidade e obter o resultado tão sonhado que é empreender neste país.
Buscar dicas antes de mais nada é um erro crucial, é provável que nem todas as dicas de sucesso são universais.
Cada negócio é único, já que possui suas particularidades e desafios específicos para cada ramo. Ao separar mitos de verdades, com efeito você evita cair em armadilhas, conseguindo adaptar as suas estratégias ao seu contexto.
Verdade: Esse mito por vezes seria o mais real de todos, porém não é necessário trabalhar 24hs. Assim é necessário ter dedicação e foco, mas o descansar e ter o seu lazer são essenciais para a produtividade bem como a saúde mental do empreendedor.
Verdade: Esse mito também é clássico, há muitos que acreditam piamente nisso. Portanto, o cliente precisa ser ouvido e respeitado, visto que nem sempre ele tem a razão. Saber lidar com o cliente é necessário para conseguir lidar com situações complexas e defender os interesses de sua empresa.
Verdade: Hoje em dia com o avanço tecnológico está cada vez mais acessível a pequenos negócios. Sem dúvida o marketing se tornou fundamental para qualquer negócio, não importa o tamanho. Existem meios e ferramentas digitais que nos dão várias opções de marketing baixo custo para divulgar sua marca.
Verdade: Ficar apenas no campo das ideias não te levará a lugar nenhum. Uma ideia é relevante quando colocada em prática, de forma que a sua execução gere resultados, positivos ou negativos. Se planejar, estudar o seu mercado e se preparar para adaptar sua ideia no decorrer do caminho.
Verdade: Dependendo do seu objetivo é possível começar um negócio com pouco dinheiro, mas antes de tudo será necessário ter um bom planejamento, criatividade e disposição para trabalhar muito para alcançar o sucesso.
Ao desvendar os mitos e verdades sobre pequenos negócios, daí por diante você estará mais preparado para não acreditar em mitos que podem minar o seu negócio.
Lembre-se que o aprendizado deve ser contínuo e por fim fazer troca de experiências com outros empreendedores é muito útil nesse momento.
Venda em massa pelo Whatsapp é uma estratégia poderosa, logo, especialmente quando aplicada de forma…
Se você tem um negócio local e ainda não está usando o Google Meu Negócio…
Ter uma qualificação de leads no seu negócio é um processo que define a assertividade…
Ter uma equipe de alta performance é o sonho de 10 em cada 10 empresários.…
Toda empresa precisa de liderança e construção de equipes fortes, se você deseja crescer com…
Ter um plano de negócios bem feito e desenhado para sua empresa é fundamental. Você…