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Plano de Negócio: Crie o seu e veja seu negócio decolar

Plano de negócio

Introdução

O Plano de negócio é um guia prático de como construir uma empresa de sucesso.

Para montar esse plano de negócio você vai precisar saber antes de mais nada, quais são seus objetivos, quais serão suas ações. Para que no final você tenha uma visão clara do caminho que você precisa percorrer para alcançar o sucesso.

Neste artigo, vamos te guiar nesse passo a passo da criação do seu plano de negócios, isto é, com dicas práticas e exemplos para que você possa construir um plano completo.

Plano de Negócio: a bússola do seu negócio

O plano de negócio será a bússola que orienta o seu caminho. Pois ele te ajuda a tomar decisões estratégicas, definir prioridades e por fim acompanhar o progresso de sua empresa.

Evidentemente com um plano de negócios bem estruturado as chances de você conseguir investimentos, parcerias e clientes, é enorme, além disso, ter uma visão clara do futuro.

Por que o plano de negócio é importante?

Vamos ver os diversos motivos pelo qual é importante:

  • Ajuda a definir seus objetivos: Logo, com o plano em mãos ele te força a pensar sobre onde pretende chegar e como fará isso.
  • Permite analisar o mercado: Ao elaborar, terá uma visão ampla dos seus concorrentes para identificar oportunidades de negócio.
  • Facilitar a obtenção de recursos: Um plano de negócio bem elaborado vai abrir muitas portas para você de tal forma que consiga investimentos, empréstimos e parcerias.
  • Orienta a tomada de decisões: Através dele você consequentemente tomará decisões mais assertivas baseadas em dados. 
  • Permite acompanhar o progresso: Por ele, você acompanha todo o desempenho de sua empresa fazendo melhorias.

Como montar um plano de negócio passo a passo

  1. Sumário Executivo: Comece fazendo um resumo dos principais pontos, como por exemplo, objetivos da empresa, qual mercado atua, quais seus produtos ou serviços e suas projeções financeiras.
  2. Descrição da Empresa: Escreva de forma concisa a missão, visão e valores. Descreva seus produtos ou serviços, quem é o seu público-alvo e quais seus diferenciais competitivos.
  3. Análise de Mercado: Detalhe sua análise de mercado, incluindo seus concorrentes, seus clientes e quais são as tendências do seu mercado.
  4. Plano de Marketing: Saber quais estratégias de marketing irá usar para divulgar sua empresa e seus produtos ou serviços, bem como o seu orçamento de marketing.
  5. Plano Operacional: Descreva o seu POP (procedimento operacional padrão). Incluindo informações sobre sua equipe, seus processos e sua estrutura física.
  6. Plano Financeiro: Desenvolva todas as suas projeções financeiras como por exemplo suas receitas, seus custos, seu fluxo de caixa e seu balanço patrimonial para os próximos anos.
  7. Análise SWOT: Faça uma análise SWOT da sua empresa, veja de uma maneira esquematizada seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas oportunidades e suas ameaças.

Conclusão

Em geral, estruturar um plano de negócio pode parecer complicado, porém seguindo esse passo a passo, você terá uma orientação de como criar um bem completo e eficaz.

Lembre-se de que o plano de negócio é um documento dinâmico e de vez em quando ele deve ser revisado e atualizado periodicamente. 

Caso precise de ajuda profissional consulte alguém especializado, ou sempre que precisar utilize este guia para orientar o sucesso de sua empresa. 

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Sobre o Autor

Kely Silva

Kely Silva é especialista em gestão empresarial, marketing e vendas. Apaixonada por empreendedorismo e inovação, Kely compartilha no blog seus aprendizados práticos, estratégias comprovadas e reflexões sobre o universo dos negócios, com o objetivo de inspirar e orientar empreendedores que buscam crescimento sólido e estruturado.

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