Introdução
A precificação psicológica é uma estratégia baseada em estudos de comportamento do consumidor, a fim de que possa influenciar na decisão de compra.
Você percebeu que em algumas lojas que você compra sempre parecem ter preços irresistíveis?
No entanto, como algumas promoções fazem você sentir que está literalmente fazendo um ótimo negócio? A resposta é simples e está na precificação psicológica.
Neste artigo, vamos desvendar os segredos da precificação psicológica e em seguida te mostrar como aplicá-la no seu negócio para atrair mais clientes e naturalmente aumentar suas vendas.
Precificação Psicológica: a arte de decisão de compra
A precificação psicológica é uma estratégia baseada em gatilhos mentais e por consequência exploram a forma como o cérebro humano percebe e interpreta os preços.
Quando utilizamos essas técnicas específicas, dessa forma é possível criar a ilusão de que um produto ou serviço é mais barato, mais conveniente e até mais vantajoso.
A despeito dessa estratégia nada tem haver com truques ou manipulações do consumidor, entretanto na compreensão de como os consumidores tomam decisões de compra.
De modo que conhecendo cada padrão de comportamento do consumidor você pode ajustar seus preços. Faça isso de forma ética e estratégica influenciando na percepção de valor de seus clientes.
Por que a precificação psicológica é importante para o seu negócio?
Ao aplicar a precificação psicológica, você pode:
- Aumentar suas vendas: Quando você estrategicamente define o seu preço, você estará estimulando a compra por impulso e aumentar o volume de vendas.
- Melhorar a percepção de valor: Ao conhecer o seu produto ou serviço o cliente percebe os benefícios e a qualidade de seus produtos de forma inteligente.
- Diferenciar sua marca: A sua marca pode se tornar um diferencial pelo fator da precificação psicológica criando uma identidade única para sua marca e se destacando da concorrência.
- Fidelizar clientes: Com certeza ao oferecer preços justos e vantajosos, por consequência você aumenta a satisfação dos clientes e os incentiva a voltar a comprar de você.
Como aplicar a precificação psicológica no seu negócio?
- Preços previstos em 9: Essa é uma técnica muito usada nos dias de hoje e que consiste em usar preços como R$9,99 ou R$199,90. Com isso gera uma percepção de que o produto é mais barato do que se fosse arredondado para R$10 ou R$200.
- Preços ímpares: Outra técnica é de colocar preços ímpares como R$17,95 ou R$43,50 também são eficazes, sendo que o cérebro tende a prestar mais atenção nos números ímpares.
- Preços de ancoragem: Com a ancoragem você gera uma sensação de que um produto é mais vantajoso, quando você apresenta um produto com um preço mais alto antes de um produto com preço mais baixo.
- Preços fracionados: Pode parecer insignificante pela diferença de preços como R$99,99 em vez de R$100. Mas, para o cérebro o impacto psicológico é significativo.
- Promoções e descontos: Essa técnica gera uma sensação de urgência e escassez e como resultado incentiva a compra por impulso.
- Comparação de preços: Faça sempre a comparação de preços com outras lojas, e com isso o cliente compara e percebe o valor do seu produto ou serviço.
- Embalagem e apresentação: Essa técnica é poderosa na hora de vender, a forma como você apresenta seus produtos certamente influencia na percepção de valor.
Invista em excelentes embalagens de apresentações do seu produto visto que irão transmitir qualidade e exclusividade.
Conclusão
A precificação psicológica é de fato uma ferramenta poderosa que além disso vai te ajudar a conquistar mais clientes e aumentar suas vendas.
Conhecendo como o cérebro humano identifica e percebe os preços, você ajusta a sua estratégia de forma que influencie na decisão de compra do seu cliente. Nesse sentido sempre agindo de forma ética e inteligente.
Lembre-se que a precificação assim como é um dos elementos do seu marketing. Mas também sendo importante combinar essa estratégia com outras ações a fim de que construa uma marca forte e um relacionamento duradouro com seus clientes.
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