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Processo de Vendas: Venda Fraca Não É Culpa da Crise

Processo de vendas

Para ter um processo de vendas bem estruturado, é essencial entender sobre cada etapa das vendas e como estruturar cada uma delas.

Porém, quando as vendas não acontecem, é comum culpar o mercado ou a crise. Mas será que é realmente esse o problema?

 A verdade é que empresas organizadas continuam vendendo mesmo em momentos difíceis. A raiz da baixa performance em vendas quase sempre está na falta de estrutura — e não nas condições externas.

Processo de Vendas: Vendas Ruins São Reflexo de Desorganização

Uma empresa é como uma máquina cheia de engrenagens. Se uma peça está gasta ou faltando, o desempenho da máquina cai. 

De certo, o mesmo vale para o seu setor comercial. Se você não tem um processo de vendas estruturado, a chance de desperdiçar oportunidades é enorme. 

Portanto, isso inclui desde a escolha do canal de atração até o controle sobre cada lead.

Por exemplo, divulgar peças de trator no Instagram pode não fazer sentido. Essa é uma venda baseada em necessidade, onde o cliente procura quando precisa. 

Por conseguinte, o Google é muito mais eficaz. Já o Instagram funciona como uma vitrine de desejo: você vê, se encanta e compra. Misturar essas estratégias é jogar dinheiro fora.

Processo de Vendas: Não Existe Venda Sem Métrica

No entanto, outro erro comum é confiar no “feeling” do vendedor. Aquela clássica resposta: “esse mês tá ótimo, tem muito lead quente”, normalmente termina em frustração. 

Porque o que importa mesmo é contrato assinado e dinheiro no banco. Sem isso, não há venda — só intenção.

Afinal, antes de ampliar sua equipe, você precisa implementar ferramentas de gestão comercial que permitam medir e acompanhar cada etapa do funil. 

Só com dados reais você entende o que está funcionando, o que precisa melhorar e onde exatamente está o gargalo.

ROAS por Vendedor: Avaliação Real do Desempenho

Imagine que três vendedores recebem o mesmo número de leads, e cada lead custa R$30. Se um deles gera R$60 mil de receita, enquanto outro gera só R$15 mil, temos uma grande diferença de ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Anúncios). E é com base nisso que você deve redistribuir os leads no mês seguinte.

O vendedor com melhor performance deve receber mais oportunidades, ou seja, até o limite da sua capacidade de atendimento. 

Porém, já o novato promissor pode receber um pouco mais para testar sua consistência. Logo, aquele que tem baixo retorno e não evolui, infelizmente, está fazendo você perder dinheiro.

No Processo de Vendas Eficiência É Tudo

Empresas também são chamadas de organizações por um motivo: precisam ser organizadas. 

Portanto, cada processo desalinhado vira um ralo de dinheiro. Por isso, manter o time comercial alinhado, mensurar resultados com precisão e aplicar as camadas de otimização corretas são passos obrigatórios para quem quer escalar com consistência.

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Sobre o Autor

Kely Silva

Kely Silva é especialista em gestão empresarial, marketing e vendas. Apaixonada por empreendedorismo e inovação, Kely compartilha no blog seus aprendizados práticos, estratégias comprovadas e reflexões sobre o universo dos negócios, com o objetivo de inspirar e orientar empreendedores que buscam crescimento sólido e estruturado.

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